top of page

MINISTRANTE: IKE ROCHA

ÁREA: TEATRO   -   SEGUIMENTO: ILUMINAÇÃO

 A CIA KÀ apresenta a primeira oficina de iluminação cênica, a ideia é que pessoas que tenham o interesse em conhecer e se aprofundar na área de iluminação cênica. A oficina não tem como objetivo principal formar novos iluminadores, mas instigar o aluno a buscar o conhecimento técnico e artístico dessa linguagem.

EMENTA:

Fundamentos da criação de luz cênica: Funções da luz e sua relação com a criação cênica, utilizando recursos convencionais e recursos alternativos.

O QUE VAMOS ABORDAR:

Conteúdo 

“‘Iluminação’ ou ‘luz’ são termos utilizados no meio teatral para se referir à iluminação cênica, conhecida internacionalmente como lighting design” (LUCIANI, 2014. p. 122).
A iluminação cênica é um dos elementos sensoriais da cena, cuja as funções prática, semântica e estética permeiam toda a criação e expressão do espetáculo teatral em linguagem realista, simbolista, impressionista ou outras. Considerando ainda os incessantes avanços tecnológicos, que propõem novos recursos e permitem novas variações e alternativas para iluminar cenas, atos e performances, a luz, além de tornar o espetáculo visível, é também responsável por transmitir sensações e emoções. Ela recorta, molda, modifica, direciona, dá cor, brilho e, inegavelmente, vida, ao espetáculo. 
“A luz muda a aparência das coisas. Uma paisagem vista num dia ensolarado pode parecer brilhante, cheia de contrastes fortes e tonalidades diferentes. Porém, vista num dia nublado, perde estas características, tornando-se monótona e sombria. O mesmo se dá com a luz artificial nos ambientes internos e externos. Conforme o tipo de lâmpada, posição da luminária e quantidade de luz, o ambiente torna-se frio, quente, aconchegante ou impessoal.” (CAMARGO, 2000, p. 61)
Esta oficina conduzirá a uma introdução à arte da iluminação cênica, em espaços tradicionais de teatro e alternativos. No primeiro encontro da oficina, passando de forma básica pela criação da luz, criação dos documentos da luz (mapa, relação e roteiro de luz), equipamentos da luz e seus acessórios, hierarquia de funções, eletricidade, ética no trabalho e segurança do trabalho, de forma teórica. No segundo encontro, será trabalhada a iluminação com recursos alternativos, de maneira prática, com recursos diversos trazidos pelos alunos. No terceiro encontro, experimentar, de forma prática, a incidência da luz, manuseio de equipamentos em um espaço convencional. No quarto, e último, encontro, vamos acompanhar a montagem e afinação do espetáculo Kraken, no teatro José Maria Santos.

Objetivos 

Desenvolver habilidades de criação de iluminação cênica. 
Estimular a observação, a criatividade e a imaginação.
Aprender a identificar os elementos da iluminação cênica.
Reconhecer os recursos possíveis da iluminação cênica.
Aprimorar a capacidade de comunicação através da visualidade da luz.

 

Metodologia 

Primeiro encontro
Apresentação da oficina, do cronograma e da metodologia utilizada;
Apresentação teórica do conteúdo;
Discussão sobre o conteúdo apresentado e sanação de dúvidas;
Organização das ideias sobre iluminação com recursos alternativos e levantamento de possibilidades para a prática no segundo encontro.
Segundo encontro
Reconhecimento de espaços e fontes de luz alternativos.
Confecção/adaptação de recursos alternativos para o controle da iluminação não convencional.
Prática de experimentação de recursos alternativos para a iluminação.
Terceiro encontro
Reconhecimento do espaço cênico e dos equipamentos. 
Reconhecimento do sistema de iluminação cênica de um espaço cênico. 
Atividade prática de incidência da luz, utilizando refletores diferentes e em ângulos diferentes, resultando em efeitos luminosos diferentes.
Quarto encontro
Prática dos documentos da luz.
Prática de montagem e afinação de luz para espetáculo.
Finalização da oficina.

VAGAS LIMITADAS - 20 PESSOAS

INVESTIMENTO

Até dia 19/07 - 1° lote - R$500

Até dia 26/07 - 2° lote - R$600

Até dia 02/08 - 3° lote - R$650

LOCAL A SER MINISTRADA A OFICINA:

Dia 05/08 (terça)

13h - 19h / Espaço KÀ de Artes


Dia 06/08 (quarta)

13h - 19h / Espaço KÀ de Artes 


Dia 07/08 (quinta)

16h - 22h / Teatro de Bolso


Dia 08/08 (sexta)

16h - 22h / Teatro José Maria Santos

NO FINAL DA OFICINA SERA DISPONIBILIZADO O CERTIFICADO!​​​

A faixa etária indicada para a oficina são pessoas acima de 16 anos, sem limite de idade máxima.

IKE

ROCHA

doce_2_fotos_annelize_tozetto-20_51984824255_o.jpg
Odelair_ Uma peça teatral

            Concursando Licenciatura em Teatro na Faculdade de Artes do Paraná no ano de 2015, onde iniciei minha carreira como técnico e iluminador, como monitor da iluminadora Nadia Luciani. Juntamente com outro monitor, cuidava de toda a parte técnica do teatro, desde montagem de luz, acompanhamento dos alunos no espaço, operação de luz até a organização de mostras de teatro e dança. Permaneci no TELAB (Teatro Laboratório da FAP) até o final do primeiro semestre do ano de 2012, quando comecei a trabalhar como técnico e iluminador do Teatro da Praça de Araucária.

       No Teatro da Praça atuei em peso nos eventos e nos espetáculos apresentados tanto pelos alunos, quanto de grupos externos ao teatro. Somente no segundo semestre foram 12 espetáculos, entre teatro, dança e dança de salão, que foram apresentados pelos alunos dos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária.

            Além destes locais, trabalhei ao mesmo tempo com outros grupos e em outros teatros, como o teatro Barracão EnCena, onde durante um ano e meio, atuei como técnico e operador de luz. Durante dois anos atuei como produtor técnico, técnico e operador no Teatro FALEC, atual Teatro Ênio Carvalho.

De lá para cá foram diversos trabalhos com várias companhias de Curitiba e região, com um pequeno destaque para o trabalho realizado juntamente com o Coral da Copel, onde, durante 4 anos consecutivos, realizei a iluminação do espetáculo musical anual de comemoração do aniversário da Copel.

No decorrer da carreira como iluminador, recebi os seguintes prêmios: Melhor iluminação, com “Varanda do Esquecimento” (2012) no Festival de Teatro do Cena HUM; Melhor Técnia e Melhor Espetáculo com “Doce²” (2022) no Festival de Teatro de Pinhais.

bottom of page