
MINISTRANTE: IKE ROCHA
ÁREA: TEATRO - SEGUIMENTO: ILUMINAÇÃO
A CIA KÀ apresenta a primeira oficina de iluminação cênica, a ideia é que pessoas que tenham o interesse em conhecer e se aprofundar na área de iluminação cênica. A oficina não tem como objetivo principal formar novos iluminadores, mas instigar o aluno a buscar o conhecimento técnico e artístico dessa linguagem.
EMENTA:
Fundamentos da criação de luz cênica: Funções da luz e sua relação com a criação cênica, utilizando recursos convencionais e recursos alternativos.
O QUE VAMOS ABORDAR:
Conteúdo
“‘Iluminação’ ou ‘luz’ são termos utilizados no meio teatral para se referir à iluminação cênica, conhecida internacionalmente como lighting design” (LUCIANI, 2014. p. 122).
A iluminação cênica é um dos elementos sensoriais da cena, cuja as funções prática, semântica e estética permeiam toda a criação e expressão do espetáculo teatral em linguagem realista, simbolista, impressionista ou outras. Considerando ainda os incessantes avanços tecnológicos, que propõem novos recursos e permitem novas variações e alternativas para iluminar cenas, atos e performances, a luz, além de tornar o espetáculo visível, é também responsável por transmitir sensações e emoções. Ela recorta, molda, modifica, direciona, dá cor, brilho e, inegavelmente, vida, ao espetáculo.
“A luz muda a aparência das coisas. Uma paisagem vista num dia ensolarado pode parecer brilhante, cheia de contrastes fortes e tonalidades diferentes. Porém, vista num dia nublado, perde estas características, tornando-se monótona e sombria. O mesmo se dá com a luz artificial nos ambientes internos e externos. Conforme o tipo de lâmpada, posição da luminária e quantidade de luz, o ambiente torna-se frio, quente, aconchegante ou impessoal.” (CAMARGO, 2000, p. 61)
Esta oficina conduzirá a uma introdução à arte da iluminação cênica, em espaços tradicionais de teatro e alternativos. No primeiro encontro da oficina, passando de forma básica pela criação da luz, criação dos documentos da luz (mapa, relação e roteiro de luz), equipamentos da luz e seus acessórios, hierarquia de funções, eletricidade, ética no trabalho e segurança do trabalho, de forma teórica. No segundo encontro, será trabalhada a iluminação com recursos alternativos, de maneira prática, com recursos diversos trazidos pelos alunos. No terceiro encontro, experimentar, de forma prática, a incidência da luz, manuseio de equipamentos em um espaço convencional. No quarto, e último, encontro, vamos acompanhar a montagem e afinação do espetáculo Kraken, no teatro José Maria Santos.
Objetivos
Desenvolver habilidades de criação de iluminação cênica.
Estimular a observação, a criatividade e a imaginação.
Aprender a identificar os elementos da iluminação cênica.
Reconhecer os recursos possíveis da iluminação cênica.
Aprimorar a capacidade de comunicação através da visualidade da luz.
Metodologia
Primeiro encontro
Apresentação da oficina, do cronograma e da metodologia utilizada;
Apresentação teórica do conteúdo;
Discussão sobre o conteúdo apresentado e sanação de dúvidas;
Organização das ideias sobre iluminação com recursos alternativos e levantamento de possibilidades para a prática no segundo encontro.
Segundo encontro
Reconhecimento de espaços e fontes de luz alternativos.
Confecção/adaptação de recursos alternativos para o controle da iluminação não convencional.
Prática de experimentação de recursos alternativos para a iluminação.
Terceiro encontro
Reconhecimento do espaço cênico e dos equipamentos.
Reconhecimento do sistema de iluminação cênica de um espaço cênico.
Atividade prática de incidência da luz, utilizando refletores diferentes e em ângulos diferentes, resultando em efeitos luminosos diferentes.
Quarto encontro
Prática dos documentos da luz.
Prática de montagem e afinação de luz para espetáculo.
Finalização da oficina.
VAGAS LIMITADAS - 20 PESSOAS
INVESTIMENTO
Até dia 19/07 - 1° lote - R$500
Até dia 26/07 - 2° lote - R$600
Até dia 02/08 - 3° lote - R$650
LOCAL A SER MINISTRADA A OFICINA:
Dia 05/08 (terça)
13h - 19h / Espaço KÀ de Artes
Dia 06/08 (quarta)
13h - 19h / Espaço KÀ de Artes
Dia 07/08 (quinta)
16h - 22h / Teatro de Bolso
Dia 08/08 (sexta)
16h - 22h / Teatro José Maria Santos
NO FINAL DA OFICINA SERA DISPONIBILIZADO O CERTIFICADO!
A faixa etária indicada para a oficina são pessoas acima de 16 anos, sem limite de idade máxima.

IKE
ROCHA


Concursando Licenciatura em Teatro na Faculdade de Artes do Paraná no ano de 2015, onde iniciei minha carreira como técnico e iluminador, como monitor da iluminadora Nadia Luciani. Juntamente com outro monitor, cuidava de toda a parte técnica do teatro, desde montagem de luz, acompanhamento dos alunos no espaço, operação de luz até a organização de mostras de teatro e dança. Permaneci no TELAB (Teatro Laboratório da FAP) até o final do primeiro semestre do ano de 2012, quando comecei a trabalhar como técnico e iluminador do Teatro da Praça de Araucária.
No Teatro da Praça atuei em peso nos eventos e nos espetáculos apresentados tanto pelos alunos, quanto de grupos externos ao teatro. Somente no segundo semestre foram 12 espetáculos, entre teatro, dança e dança de salão, que foram apresentados pelos alunos dos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária.
Além destes locais, trabalhei ao mesmo tempo com outros grupos e em outros teatros, como o teatro Barracão EnCena, onde durante um ano e meio, atuei como técnico e operador de luz. Durante dois anos atuei como produtor técnico, técnico e operador no Teatro FALEC, atual Teatro Ênio Carvalho.
De lá para cá foram diversos trabalhos com várias companhias de Curitiba e região, com um pequeno destaque para o trabalho realizado juntamente com o Coral da Copel, onde, durante 4 anos consecutivos, realizei a iluminação do espetáculo musical anual de comemoração do aniversário da Copel.
No decorrer da carreira como iluminador, recebi os seguintes prêmios: Melhor iluminação, com “Varanda do Esquecimento” (2012) no Festival de Teatro do Cena HUM; Melhor Técnia e Melhor Espetáculo com “Doce²” (2022) no Festival de Teatro de Pinhais.
