top of page
​Produção: Cia KÀ de Teatro
Coordenação: Poço e Pêndulo Produtora Cultural
Incentivo: Política Nacional Aldir Blanc, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba
Realização: Ministério da Cultura, Governo do Brasil

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal

Projeto realizado com apoio do Edital PNAB Fomento 2024 – Aldir Blanc II (Edital nº 032/2024)

CORPO EM CENA

Projeto realizado com apoio do Edital PNAB Fomento 2024 – Aldir Blanc II (Edital nº 032/2024)

 

A proposta é criar um ambiente de confiança e empoderamento onde cada participante possa se reconhecer como artista e como sujeito criador de sua própria narrativa.

O Projeto

O projeto Corpo em Cena é uma ação artística e formativa que nasce do desejo de levar a dança-teatro para além dos palcos tradicionais. Nosso foco está em oferecer oficinas gratuitas voltadas à expressividade do corpo, da voz e da presença cênica, com base na linguagem do teatro físico e da dança contemporânea. Estamos indo diretamente até mulheres, crianças e adolescentes atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) em Curitiba, porque acreditamos que a arte tem o poder de transformar realidades, fortalecer identidades e abrir caminhos de escuta, expressão e autonomia.

O Edital

O Edital PNAB Fomento 2024 – Aldir Blanc II (Edital nº 032/2024) foi uma chamada pública da Fundação Cultural de Curitiba para selecionar projetos culturais no município, utilizando recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa visou apoiar diversas áreas artísticas e culturais, com financiamento para projetos em diferentes faixas de valor, visando estruturar o financiamento cultural de forma contínua, e não emergencial como nas edições anteriores da Lei Aldir Blanc. 

Oficinas

O projeto contou com 5 oficinas de 4 horas, realizadas em 5 locais diferentes atendidos pela FAS, totalizando 25 encontros com mulheres acima de 18 anos.

Além disso, contou com 3 oficinas de 4 horas, ministradas em 3 locais diferentes, totalizando 6 encontros com crianças e adolescentes de 12 a 17 anos.

As oficinas incluíram jogos teatrais, elaboração de cenas, apresentações internas e outras práticas formativas.

Oficineiros

Anna Wantuch
Atriz, diretora e assistente de produção. Formada em teatro, possui foco na fisicalidade das cenas e pesquisa, também, processos de criação coletiva.

Beatriz Marçal
É produtora, atriz e bailarina com práticas em butoh e estudos do movimento com impulsos do psicológico no corpo cênico.

Thayna Bressan
Atriz, fotógrafa, arte-educadora e mediadora cultural. Investiga teatro físico, dança, linguagem clown e artes circenses (acrobacias de solo, tecido acrobático e malabares).

Bruno Sanctus
Além de ator, pesquisador e professor de teatro, tem experiência na desconstrução do corpo, presença cênica e improviso entre humor e estranhamento.
 
Caio Frankiu
Pesquisa teatro e dança, usando o lúdico e a semiótica para criar aulas dinâmicas que geram rápido incentivo e leitura na produção artística.
 
Gabbiel
Artista do corpo e da cena, compartilha seus estudos em Curitiba e Almirante Tamandaré, mantendo-se em constante produção cênica.

A MOSTRA

Foi realizada por meio de 7 mostras artísticas, uma em cada unidade atendida pela FAS, garantindo participação segura e acessível para mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Levamos até cada casa o espetáculo “Linda e o Barconibus Espacial”, criado a partir das vivências das oficinas e desenvolvido em formato leve, sensível e interativo, permitindo que todas as pessoas presentes participassem da cena.

As mostras aconteceram diretamente nos locais de acolhimento, respeitando sigilo, mobilidade e orientações das equipes, o que gerou forte engajamento e retorno positivo das gestoras.

Como ação complementar, a Cia KÀ de Teatro ofereceu ingressos gratuitos para que as mulheres acolhidas pudessem assistir ao espetáculo Kraken.

bottom of page